As tendências para provedores de internet estão principalmente relacionadas às novidades no setor de tecnologia. Quanto mais novidades tecnológicas mais o setor de telecomunicações é impactado. Quer saber mais sobre o assunto e aplicá-lo na sua empresa? Então confira o texto abaixo!

Conheça 3 tendências para provedores

Sem sombra de dúvidas devemos começar falando sobre os dispositivos móveis. De acordo com a pesquisa do CGI.Br – Comitê Gestor da Internet no Brasil, o número de dispositivos móveis conectados à internet já ultrapassou o uso de computadores em 2018.

Dois anos após a pesquisa, as estimativas estão em torno de acesso majoritariamente via mobile. Além do avanço da tecnologia, uma das principais razões para isso acontecer, principalmente a partir da classe C, é preço dos computadores. Dessa forma, mais pessoas estão com acesso à internet.

Com isso, a estimativa é que o número de usuários passe de 4 bilhões. Com a média global da banda larga passando de 20 para mais de 40 Mbps, lembrando que estamos falando da média global, o que, por muitas vezes é uma realidade distante da vida do brasileiro.

Fibra óptica

Pode parecer notícia velha, mas a verdade é que a fibra óptica ainda está longe ser uma realidade em todo o território nacional. Longe de ser por falta de interesse dos usuários, o que falta mesmo é investimento na infraestrutura.

E é exatamente isso que estará em alta em 2020, empresas ofertando internet via fibra para locais mais distantes das capitais.

Casas conectadas – Internet das coisas

Internet das coisas (IoT) ou casas conectadas, como pode ser popularmente conhecida, é o fenômeno em que a internet não fica restrita para celulares, tablets e computadores.

Dessa forma, é uma das maiores tendências para provedores de internet este ano. Uma vez que tem mostrado crescimento contínuo nos dois últimos anos. Com a estimativa a estimativa de 2020, por volta de 50 bilhões de dispositivos estejam conectados à internet. Ou seja, cada vez mais as pessoas vão comprar mais e mais internet.

No Brasil, por existirem diversos servidores de internet, que por muitas vezes são responsáveis por toda a conexão de bairros e pequenos municípios. É necessário manter o foco com infraestrutura, para assim ampliar o serviço ofertado. Uma vez que, para abastecer os diversos dispositivos conectados, será necessário um plano de internet que ofereça além de maior velocidade, melhor estabilidade e usabilidade.

Serviços de streaming

A maior parte das pessoas usa a internet apenas como forma de entretenimento, muitas vezes como uma opção aos canais abertos de televisão. Dessa forma, tem crescido o número de pessoas que utilizam seus megabytes para acessar serviços de streaming.

Sejam eles de música ou vídeo, os streamings têm dominado o mercado de tamanha forma que alguns canais de televisão passam agora por reestruturação. “Como isso afeta o meu provedor de internet?” Pois bem, com o aumento da utilização desses serviços mais o seu provedor será cobrado por internet barda larga e o mais importante: conteúdo sob demanda incluso nos seus planos de internet.

Dica extra:

De todas as tendências para provedores de internet essa é a mais forte. No entanto, não se desespere, pois, é sim possível lucrar com isso. Por exemplo, busque streamings brasileiros que estejam dispostos a fazer uma parceria com sua empresa, aumentando de fato o seu ticket médio e não apenas consumindo seu serviço de banda larga.

Outra maneira de lucrar é mostrar aos seus clientes que é mais satisfatório adquirir  planos com maior quantidade de megabytes para ter melhor experiência com vídeo sob demanda. Dessa forma, eles tendem a deixar de usar apenas o plano mais básico e ganham melhor usabilidade

Conclusão das tendências para provedores de internet

Todas as tendências de mercado para este ano acabam esbarrando na necessidade de ampliação de serviços. Isto é: quanto mais tecnologia e acesso à conteúdo de qualidade as pessoas possuem, mais internet elas precisam. Caso sua empresa ainda não oferte um SVA, elas irão buscar na concorrência.

Ainda está com alguma dúvida? Então deixe seu comentário abaixo e nossa equipe lhe responderá!