Se você já é um provedor de internet, ou pretende se tornar, é essencial saber escolher um bom lugar para instalar uma antena provedora. Quer dicas sobre o assunto? Então continue a sua leitura!

Pode ser do seu interesse – As tendências para provedores de internet

Pontos a levar em consideração para instalar uma antena provedora

Uma das maiores vantagens que ISPs possuem em relação a grandes operadoras é o conhecimento geográfico. Afinal, é muito mais fácil conhecer e entender uma região quando se está 100% inserido nela. Dessa forma:

Use de seus conhecimentos ao analisar a região

É comum que se iniciem novos loteamentos em regiões mais afastadas, afinal de contas as regiões centrais já estão sobrecarregadas. Com isso, a necessidade de dados para essas regiões tende a subir, o que abre novas oportunidades. 

Dessa forma, avalie a região com sabedoria, levando em consideração fatores como:

  • Índice de chuvas;
  • Possíveis deslizamentos de terra;
  • Risco de depredação;
  • Bloqueadores de sinal.

Além disso, ao instalar uma antena é necessário comprar ou alugar uma faixa de terreno. Esteja certo de que é um boa escolha e em caso de aluguel o valor não subirá de forma descontrolada, pois isso pode ser extremamente prejudicial à sua empresa. 

Por exemplo, supondo que em 5 anos o aluguel suba de maneira que seja insustentável financeiramente manter a antena no local. Além do ônus de mudar a localização, diversos clientes que dependem do sinal daquela antena serão prejudicados. 

Dessa forma, certifique-se de tomar medidas de proteção, no contrato, em caso de aluguel.

Preocupe-se com a logística 

Independente de onde for instalar uma antena provedora, é fundamental ofertar qualidade. Com isso, leve em consideração o número de pessoas que podem a vir a se tornar seus clientes – pelo número de pessoas que a antena ou torre suporta. 

No caso da antena possuir mais capacidade do que possíveis clientes, leve em consideração a expansão da região e a média de tempo que isso pode levar.

Em resumo, crie um plano de distribuição, no qual contemple o percentual de casas em que seus serviços devem chegar, a capacidade de alcance satisfatório e mostre também onde a concorrência se encontra e quanto da região alcança. 

Dessa forma, é muito mais fácil escolher um bom local para instalar uma antena provedora. E se tiver alguma dúvida deixe aqui embaixo, no campo de comentários, e um dos nossos especialistas irá te responder. 

 

Privacy Preference Center