Com o passar dos anos a maneira de atender aos clientes mudou bastante, um grande exemplo disso é o atendimento via Whatsapp, que não apenas se popularizou, mas tornou-se um critério na maioria das empresas. No entanto, apenas oferecer um número de contato não basta, é preciso usar a ferramenta de maneira correta e treinar a equipe para lidar com a nova forma de relacionamento. 

Quer saber mais? Então continue a sua leitura e conheça 5 boas práticas de atendimento via Whatsapp para aderir hoje mesmo!

Whatsapp business

atendimento via whatsappatendimento via whatsapp

A primeira dica não poderia deixar de ser a respeito do Whatsapp Business, a versão dedicada a negócios do aplicativo de mensagens conta com vários recursos exclusivos, que são dedicados essencialmente a melhorar o dia a dia da equipe de atendimento. 

Algumas funções extras são: perfil profissional, etiquetas para conversas, mensagem automática, endereço linkado ao Maps e até mesmo catálogo de produtos. 

Número exclusivo 

Um dos maiores erros é não possuir um número exclusivo para os atendimentos via Whatsapp, eles são essenciais para separar a vida profissional da pessoal. O que evita distrações e falta de produtividade, dos seus atendentes. Uma boa prática é, através do Whatsapp business, transformar o número do telefone fixo da empresa também em um número para esses atendimentos. 

Dica extra

Sempre realize os atendimentos via whatsapp através da versão Web. Dessa forma, ganha-se muito tempo em agilidade, ergonomia e principalmente em opções de resolução, afinal é mais fácil buscar informações ou encaminhar o usuário. 

Avatar profissional 

Assim como na instalação de internet é fundamental que seus funcionários estejam uniformizados, ao se tratar de atendimento online não poderia ser diferente. Dessa forma, utilize um avatar profissional, de preferência a logo da sua empresa ou uma imagem que remeta a ela imediatamente. 

Caso você possua mais de um número de atendimento, mantenha o mesmo avatar em todas as contas. Medidas como essas evitam que seus clientes confundam sua conta com a de amigos, parentes, conhecidos ou até mesmo caiam em golpes de estelionatários. 

Treine a equipe de atendimento 

Nenhuma dica adiantará se a sua equipe de atendimento não for bem treinada. Isto é, além das habilidades básicas necessárias para um bom atendimento via whatsapp (boa escrita, empatia, paciência e pro atividade) é preciso conhecimento técnico não apenas sobre os planos, benefícios e suporte, mas sobre a sua marca. 

Uma excelente alternativa é criar um manual de atendimento da sua marca, com respostas de modelo para as situações mais frequentes. Dessa forma, a equipe de atendimento ganha tempo, age de forma padronizada e independente de troca de funcionários a qualidade de atendimento se mantém a mesma. 

Divulgue este canal 

Atualmente as pessoas já esperam que as marcas tenham atendimento via Whatsapp. Dessa forma, elas já estão propensas a entrar em contato primeiro por ele e acabam se frustrando quando não encontram essa informação facilmente. 

Então divulgue sempre que possível e deixe claro que elas serão respondidas, afinal é um aplicativo de troca de mensagens instantâneas e as pessoas não estão mais acostumadas a esperar muito tempo para serem atendidas. 

Dica extra

Divulgue também as novidades da sua empresa via Whatsapp, isto é: possíveis instabilidades temporárias, quedas de antenas, novos planos, novos valores e as novidades de catálogo da Watch Brasil. O que? Ainda não é um provedor parceiro da Watch Brasil? Então não perca mais tempo e comece agora mesmo a oferecer esse super benefício aos seus assinantes!