O mercado ISP está em ampla expansão, afinal a internet é algo usual e necessário para todo mundo. Muitas pessoas atualmente estão em regime home office e precisam de uma internet veloz e que não apresente falhas constantes.

Antigamente, tudo era resolvido com uma banda larga fixa. Entretanto, com o avanço da tecnologia e o aumento da demanda pela internet, exigiu uma comunicação mais rápida e de alta qualidade. Foi essa necessidade que impulsionou o uso dos cabos de fibra óptica para provedores.

A fibra óptica pode ser considerada praticamente como um ‘fio de vidro puro’, afinal, contam com um revestimento duplo de plástico reflexivo. Esses cabos podem ser tão finos quanto um fio de cabelo e trabalham através de um feixe que será capturado pela fibra óptica e continuará viajando por meio de reflexos sem parar. 

Dessa forma, funcionam principalmente através de dois pontos: o filamento que vai formar o seu núcleo e o material isolante elétrico.

Vantagens da Fibra Óptica para provedores

A internet via fibra óptica por si só já oferece muito mais estabilidade e velocidade do que a rede tradicional de cabo. Em média a velocidade da fibra óptica pode ficar entre 50 e 100 Mb/ ou em uma situação ideal, entre 1 e 10 Gb/s.

Isso significa que, mesmo com uma alta demanda por internet em uma região, é possível atender todos os usuários mantendo uma velocidade média e sem quedas significativas.

Além disso, graças a sua tecnologia de transmissão de sinal, é possível fazer atualizações para aumentar ainda mais sua velocidade, mantendo os bons níveis de estabilidade.

Pode ser do seu interesse – O que é OTDR e como funciona? Por que investir?

Maior potência de sinal e menor latência

Um problema comum nas redes wi-fi das bandas largas convencionais é a queda de qualidade, conforme o dispositivo vai se afastando do roteador. Já com a fibra óptica isso não acontece: é possível garantir uma boa intensidade do sinal, mesmo a grandes distâncias da sua origem.

E ainda, com a fibra óptica para provedores, é possível reduzir a sua latência. Ou seja, diminuir atrasos no compartilhamento de dados na estrutura da navegação, levando informações mais rápidas de um lado para o outro. Esse é um grande diferencial do ponto de vista dos usuários.

Custo-benefício

Outra grande vantagem da fibra óptica para provedores é a sua relação de custo-benefício. Você pode contar com a fibra óptica a partir de valores muito similares das conexões a cabo tradicionais. Mas, em compensação, o provedor pode entregar planos de conexão muito mais velozes e mais estáveis, além de garantir uma estrutura mais eficiente.

A fibra óptica ainda traz muito mais facilidade na hora da instalação. Os cabos não necessitam de nenhuma modificação para aumentar sua capacidade de transmissão.

Ao contrário dos cabos em fio de cobre, que precisam aumentar em espessura e rigidez antes de aumentar sua capacidade. Além dos problemas de instalação, podem haver problemas frequentes com a conexão.

Os cabos de fibra óptica, por serem menores e mais flexíveis, são muito mais simples de instalar. A estrutura sairá muito mais barata e os custos reduzidos!

Agora que você já conhece todas as vantagens de usar a fibra óptica para provedores, que tal atualizar o seu negócio? Garanta a melhor velocidade e estabilidade de conexão para seus usuários e o melhor custo-benefício para sua empresa!